terça-feira, 11 de agosto de 2015

Movimento cai após prorrogação do prazo para cadastramento biométrico Em Cascavel, a data foi estendida para 29 de janeiro de 2016. Orientação é para que os eleitores não deixem para a última hora.

Movimento cai após prorrogação do prazo para cadastramento biométrico
Em Cascavel, a data foi estendida para 29 de janeiro de 2016.
Orientação é para que os eleitores não deixem para a última hora.
Do G1 PR, com informações da RPC Cascavel



O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) prorrogou o prazo para o cadastramento biométrico em Cascavel, no oeste do Paraná. A data limite agora é 29 de janeiro de 2016. Desde que o novo prazo foi anunciado, o movimento no Fórum Eleitoral da cidade diminuiu.
A chefe de cartório Rubiane Kreuz orienta para que os eleitores não deixem para a última hora. "Nós abrimos 1,5 mil vagas pelo agendado todos os dias, mas nós também percebemos os agendados não estão vindo. Na segunda (10), 245 agendaram, mas não vieram ao Fórum Eleitoral. Então, o eleitor tem que se programar, tem que escolher o seu horário porque a biometria é obrigatória para todos os eleitores", ressalta.
saiba mais
TRE prorroga prazo para cadastro biométrico em cidades do Paraná
Falta de equipamentos provoca filas para cadastramento biométrico no PR
Eleitores reclamam da espera para fazer cadastro biométrico em Cascavel
Começa o cadastramento biométrico dos eleitores de Cascavel e Toledo
Segundo a chefe de cartório, o agendamento é uma opção, principalmente, para aqueles eleitores que não tem tempo para aguardar na fila para ser atendido. O agendamento é feito no site do TRE-PR.
O cadastro biométrico dos eleitores de Cascavel e Toledo começou no dia 26 de maio deste ano. Inicialmente, a data limite era 30 de setembro. "Nós fizemos em quase três meses de biometria apenas 25% dos eleitores da comarca de Cascavel. É um número baixo ainda e nós temos até o fim de janeiro para concluirmos todo esse procedimento. Então, fazemos esse apelo, o eleitor tem que vir, tem que se programar", destaca Rubiane.
Em Santa Tereza do Oeste e Lindoeste, que fazem parte do Fórum Eleitoral de Cascavel, o cadastro biométrico será feito nos municípios entre os dias 3 e 30 de novembro. O TRE-PR deve divulgar mais informações sobre o procedimento no fim deste mês.
Já em Toledo, que atende também os municípios de Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu, o prazo foi prorrogado para 30 de novembro de 2015.
A biometria
A biometria começou a ser usada pela Justiça Eleitoral em 2008 para evitar fraudes nas eleições, segundo a Justiça Eleitoral. O primeiro município do Paraná a adotar a biometria foi Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba. Hoje, o Paraná conta com 7.864.695 eleitores. Do total, 25% já contam com a biometria.
Para fazer o cadastro, os eleitores devem levar um documento de identificação pessoal e um comprovante de residência recente até o cartório indicado.
Confira no site do TRE-PR os prazos para cadastro nos 36 municípios do estado que estão fazendo o procedimento.

Sem comentários:

Publicar um comentário