sexta-feira, 15 de abril de 2016

Fernando de Noronha tem praia considerada imprópria para banho 15/04/2016

Praia do Cachorro integra lista da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).
Classificação é válida para o período de 15 a 21 de abril.




O arquipélago de Fernando de Noronha apresenta uma praia imprópria para banho, de acordo com levantamento da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) divulgado nesta sexta-feira (15). A Praia do Cachorro recebeu essa classificação após análise das amostras de água coletadas no início da semana no trecho localizado em frente ao Bar Vira-lata. O alerta aos banhistas vale até o dia 21 de abril.

De acordo com a CPRH, a seleção das praias e os pontos de amostragem monitorados são definidos pela frequência do público e pelo adensamento urbano próximo. “O monitoramento consta de coleta de amostras de água do mar em frascos esterilizados de 250 ml [...] no local mais utilizado pelos banhistas, com uma periodicidade semanal e consequente análise de laboratório. O método de análise utilizado é a Determinação do Número mais Provável (NMP) de Coliformes Fecais [...], estimativa da densidade de bactérias em uma amostra, calculada a partir da combinação de resultados positivos e negativos”, informa a agência em seu site.

O monitoramento do litoral pernambucano quanto à balneabilidade é realizado desde 1974, com divulgação semanal. A classificação das praias em quatro categorias (excelente, muito boa, satisfatória ou imprópria) é baseada nas normas estabelecidas na Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 20/86, que define padrões de qualidade da água destinada à recreação de contato primário para prática de mergulho, natação, esqui-aquático e onde há chance de ingestão de água.

Além da Praia do Cachorro, a lista das praias pernambucanas que estão consideradas impróprias para o banho no período de 15 a 21 de abril, segundo a CPRH, inclui ainda trechos do litoral nos seguintes municípios:

Goiana:
- Praia de Catuama, em frente à Igreja Matriz.

Paulista:
- Praia de Pau Amarelo, em frente ao Forte de Pau Amarelo.

Olinda:
- Praia de Bairro Novo, em frente à Avenida Ministro Marcos Freire, nos números 1387, atrás do Colégio Bairro Novo, e 2039, no Quartel.

Recife:
- Praia do Pina, em frente à Rua Com. Morais com Eng. Antônio de Góes (Cassino Americano).

Jaboatão dos Guararapes:
- Praia de Candeias, em frente à Avenida Bernardo Vieira de Melo, 5422 (Conjunto Residencial Candeias II).
- Praia de Barra de Jangada, em frente ao nº 10800 (antiga Marina dos Mares).

Sem comentários:

Publicar um comentário