segunda-feira, 16 de maio de 2016

Defesa Civil vistoria nesta segunda comunidade destruída pelo fogo

Defesa Civil vistoria nesta segunda comunidade destruída pelo fogo
Órgão da Prefeitura do Recife realizará trabalho na Construindo Sonhos.
Casas da localidade, na Zona Norte, foram atingidas por incêndio sexta (13).



A Secretaria-Executiva de Defesa Civil do Recife realiza nesta segunda-feira (16), a partir das 9h, uma vistoria na comunidade Construindo Sonhos, no Torreão, Zona Norte da capital, atingida por um grande incêndio na noite de sexta-feira (13). A ideia é fazer a contagem oficial do número de moradias destruídas e facilitar o cadastramento de famílias que terão direito a algum auxílio do poder público.
A Defesa Civil quer assegurar que as pessoas prejudicadas pelo fogo sejam realmente beneficiadas. Com o cadastramento oficial, será possível evitar problemas na hora de elaborar a lista de contemplados. Com isso, a prefeitura pretende impedir que pessoas não atingidas pelo incêndio ou até mesmo de fora da comunidade entrem na lista.
saiba mais
Incêndio atinge comunidade vizinha à Avenida Agamenon Magalhães
Moradores de comunidade atingida por incêndio fecham Agamenon
No sábado (14), moradores da comunidade realizaram um protesto. Um grupo fechou a faixa sentido Olinda/Recife da Agamenon Magalhães, com entulhos que sobraram das casas. Pneus em chamas também foram colocados no meio da via. Pouco depois das 10h, o Corpo de Bombeiros retirou o material inflamável e liberou a via.
Os residentes queriam a presença de representantes da Prefeitura do Recife no local para discutir os encaminhamentos e o destino das famílias que tiveram as casas atingidas pelo fogo.
Em nota, a Prefeitura do Recife informou que distribuiu 130 colchões para os moradores da comunidade. Após o protesto, a Defesa Civil do Recife foi ao local. O órgão disse ainda que não há previsão de auxílio moradia às famlías atingidas. Segundo a PCR, 126 famílias moram na comunidade.
Também em nota, a Secretaria de Habitação de Pernambuco, que admnistra a Companhia Estadual de Habitação e Obras de Pernambuco (Cehab), informou que a comunidade Construindo Sonhos está cadastrada e inserida em um projeto habitacional que será construído no bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte, destinado à comunidade.
Segundo a nota, o governo do estado já cedeu o terreno e abriu o processo de chamada pública para a construção do habitacional, que será executado através do Programa Minha Casa Minha Vida, na modalidade 'entidades'. Ainda segundo o texto, a secretaria está analisando e estudando medidas para minimizar os transtornos para as famílias até a entrega do habitacional. Não há prazo para conclusão do conjunto.
O incêndio atingiu a comunidade, que fica às margens da Avenida Agamenon Magalhães. O Corpo de Bombeiros chegou ao local por volta das 22h e iniciou o combate às chamas. O fogo foi controlado aproximadamente às 23h30, quando os militares deram início ao processo de rescaldo.
tópicos:
Recife