
Órgão da Prefeitura do Recife realizará trabalho na Construindo Sonhos.
Casas da localidade, na Zona Norte, foram atingidas por incêndio sexta (13).
A Secretaria-Executiva de Defesa Civil do Recife realiza nesta segunda-feira (16), a partir das 9h, uma vistoria na comunidade Construindo Sonhos, no Torreão, Zona Norte da capital, atingida por um grande incêndio na noite de sexta-feira (13). A ideia é fazer a contagem oficial do número de moradias destruídas e facilitar o cadastramento de famílias que terão direito a algum auxílio do poder público.
A Defesa Civil quer assegurar que as pessoas prejudicadas pelo fogo sejam realmente beneficiadas. Com o cadastramento oficial, será possível evitar problemas na hora de elaborar a lista de contemplados. Com isso, a prefeitura pretende impedir que pessoas não atingidas pelo incêndio ou até mesmo de fora da comunidade entrem na lista.
saiba mais
Incêndio atinge comunidade vizinha à Avenida Agamenon Magalhães
No sábado (14), moradores da comunidade realizaram um protesto. Um grupo fechou a faixa sentido Olinda/Recife da Agamenon Magalhães, com entulhos que sobraram das casas. Pneus em chamas também foram colocados no meio da via. Pouco depois das 10h, o Corpo de Bombeiros retirou o material inflamável e liberou a via.
Os residentes queriam a presença de representantes da Prefeitura do Recife no local para discutir os encaminhamentos e o destino das famílias que tiveram as casas atingidas pelo fogo.
Em nota, a Prefeitura do Recife informou que distribuiu 130 colchões para os moradores da comunidade. Após o protesto, a Defesa Civil do Recife foi ao local. O órgão disse ainda que não há previsão de auxílio moradia às famlías atingidas. Segundo a PCR, 126 famílias moram na comunidade.
Também em nota, a Secretaria de Habitação de Pernambuco, que admnistra a Companhia Estadual de Habitação e Obras de Pernambuco (Cehab), informou que a comunidade Construindo Sonhos está cadastrada e inserida em um projeto habitacional que será construído no bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte, destinado à comunidade.
Segundo a nota, o governo do estado já cedeu o terreno e abriu o processo de chamada pública para a construção do habitacional, que será executado através do Programa Minha Casa Minha Vida, na modalidade 'entidades'. Ainda segundo o texto, a secretaria está analisando e estudando medidas para minimizar os transtornos para as famílias até a entrega do habitacional. Não há prazo para conclusão do conjunto.
O incêndio atingiu a comunidade, que fica às margens da Avenida Agamenon Magalhães. O Corpo de Bombeiros chegou ao local por volta das 22h e iniciou o combate às chamas. O fogo foi controlado aproximadamente às 23h30, quando os militares deram início ao processo de rescaldo.
tópicos:
Recife