segunda-feira, 16 de maio de 2016

Greve é suspensa e metrô do Recife volta a funcionar no horário habitual

Greve é suspensa e metrô do Recife volta a funcionar no horário habitual
Categoria aceitou aumento do Vale Alimentação e de toalhas higienizadas.
Se CBTU não ajuízar dissídio no TST até sexta (20), haverá nova assembleia.



O metrô do Recife voltará a funcionar normalmente a partir da terça-feira (17). Após assembleia realizada na noite desta segunda-feira (16) na Estação Central do Rercife, os metroviários decidiram suspender a greve que levou os trens a circularem apenas nos horários de pico (das 5h às 9h e das 16h às 20h).

De acordo com o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), a categoria aceitou a proposta da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no que se refere ao Vale Cultura, que não será mais concedido. Em contrapartida, o Vale Alimentação será ampliado, passando de 28 tickets para 30 por mês. Com relação às toalhas higienizadas, serão disponibilizadas quatro toalhas individuais, sendo duas por semestre, aos funcionários da manutenção e das oficinas que fazem uso dos vestiários para banho.
saiba mais
Apesar de paralisação, metrô do Recife funciona nos horários de pico
Metroviários decidem entrar em greve a partir da meia-noite do dia 16
Na greve do metrô, quatro linhas de ônibus ligarão Terminais Integrados
Com relação ao reajuste salarial, o impasse continua: os metroviários reivindicam 9,28%, equivalente à reposição inflacionária, enquanto a proposta da CBTU é de 5,5% de aumento. Por isso, a categoria decidiu que irá aguardar até a sexta-feira (20) para a empresa ajuizar o dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST) a fim de que o colegiado possa decidir sobre o impasse.
Caso a empresa não cumpra esse prazo, os metroviários realizarão uma nova assembleia na segunda-feira (23), às 18h, para decidir se a categoria irá paralisar as atividades novamente.




No Recife  e na Região Metropolitana, 400 mil pessoas utilizam o metrô. Muitos usuários encontraram dificuldades para utilizar o serviço durante a paralisação dos metroviários. [Veja vídeo acima]

Esquema de ônibus
Durante a greve dos metroviários, iniciada à meia-noite da segunda-feira, o Grande Recife Consórcio de Transporte colocou em prática um esquema especial de ônibus. Além de reforçar a linha 200 - Jaboatão (Parador), foram criadas quatro linhas especiais para fazer a ligação entre os principais Terminais Integrados: Joana Bezerra/Afogados; Afogados/Barro; Barro/Jaboatão e Cajueiro/Aeroporto. O número para os usuários obterem mais informações é o 0800 081 0158.