sexta-feira, 13 de maio de 2016

Metroviários decidem entrar em greve a partir da meia-noite do dia 16

Metroviários decidem entrar em greve a partir da meia-noite do dia 16
Metrô funcionará apenas nos horários de pico: das 5h às 9h e das 16h às 20h.
Categoria reivindica 9,28% de reajuste, mas proposta da CBTU é de 5,5%.



Os metroviários decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir de meia-noite da segunda-feira (16). Enquanto durar a paralisação, o metrô no Recife irá funcionar apenas nos horários de pico, ou seja, das 5h às 9h e das 16h às 20h, de acordo com o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), Diogo Morais. A decisão foi feita pela categoria em assembleia realizada na Estação Central, no Centro da cidade, e finalizada às 20h desta quinta-feira (12).

O impasse é ocasionado por três questões principais. A primeira é o reajuste salarial: enquanto a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) ofereceu 5,5% de aumento, os metroviários reivindicam 9,28%, que representa a reposição inflacionária. As outras duas pautas se referem ao corte de benefícios: a categoria está insatisfeita com o fim do pagamento do Vale-Cultura, no valor de R$ 50, e com a interrupção do fornecimento de toalhas higienizadas para os funcionários da manutenção dos trens.

Uma reunião entre o Sindmetro-PE e representantes da CBTU no Recife acontecerá na sexta-feira (13), às 14h. “Esse encontro é apenas para informar à empresa o que a categoria decidiu e como será o nosso movimento grevista. Não há chance de resolvermos esse impasse nessa reunião, pois a decisão é tomada na Administração Central da CBTU, no Rio de Janeiro, ou no Ministério das Cidades, em Brasília”, ressaltou o presidente do Sindmetro-PE, Diogo Morais, em entrevista ao G1 pelo telefone.

A proposta de 5,5% de reajuste já havia sido rejeitada pelos metroviários em uma assembleia realizada na terça-feira (10). Na ocasião, a categoria decretou estado de greve. Atualmente, 2 mil funcionários trabalham nas 29 estações do metrô do Recife, nas linhas Centro e Sul.
tópicos:
Pernambuco, Recife