segunda-feira, 16 de maio de 2016

Na greve do metrô, quatro linhas de ônibus ligarão Terminais Integrados

Na greve do metrô, quatro linhas de ônibus ligarão Terminais Integrados
Grande Recife também reforça a linha Jaboatão (Parador) durante paralisação.
Operando em horário de pico, metrô atenderá 80% do público, diz CBTU.



Os usuários do metrô devem encontrar dificuldades para utilizar esse meio de transporte a partir da segunda-feira (16). Nessa data, os trens vão circular apenas em horários de pico — das 5h às 9h e das 16h às 20h — devido à greve dos metroviários, que reivindicam reajuste salarial de 9,28% referente à reposição inflacionária. Com o objetivo de minimizar o impacto com a suspensão dos serviços do metrô, o Grande Recife Consórcio de Transporte preparou um esquema a ser colocado em prática até o modal voltar ao seu funcionamento normal.

Para fazer a ligação entre os principais Terminais Integrados (TIs), foram criadas quatro linhas especiais: Joana Bezerra/Afogados; Afogados/Barro; Barro/Jaboatão e Cajueiro/Aeroporto. Além disso, a linha 200 - Jaboatão (Parador) será reforçada. O número para os usuários obterem mais informações é o 0800 081 0158.
saiba mais
Metroviários decidem entrar em greve a partir da meia-noite do dia 16
De acordo com o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), a greve dos metroviários é por tempo indeterminado. Além do impasse com relação à questão salarial, já que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) ofereceu 5,5% de aumento, os metroviários também reivindicam a retomada de dois benefícios que foram cortados. A categoria está insatisfeita com o fim do pagamento do Vale-Cultura, no valor de R$ 50, e com a interrupção do fornecimento de toalhas higienizadas para os funcionários da manutenção dos trens.

“Durante a greve, os trens vão funcionar nos horários de pico para garantir os 30% que determina a lei de serviços essenciais e serão conduzidos pelos próprios maquinistas orientados pela CBTU e acompanhados pelo sindicato. Com isso, atenderemos de 75% a 80% dos cerca de 400 mil passageiros que transportamos diariamente”, afirmou Salvino Gomes, assessor de imprensa da CBTU, ao G1.

Por meio de nota, a CBTU informou que, às 10h da segunda-feira (16), o presidente da Companhia, Marco Fireman, participa de uma nova rodada de negociações com os líderes dos sindicatos, em Brasília.