quarta-feira, 25 de maio de 2016

NASA lançará nave espacial para pousar em asteroide que pode atingir a Terra no futuro

Em setembro uma sonda da NASA vai viajar em direação a um asteroide próximo à Terra, para tentar evitar que ele possa atingir nosso planeta dentro de alguns anos.
A nave espacial partiu de Colorado para a Flórida, onde será lançada no espaço no mês de setembro.
A missão OSIRIS-Rex será a primeira onde uma nave espacial dos EUA retornará com uma amostra de um asteroide – a agência espacial japonesa coletou amostras semelhantes em 2010.
A missão poderia abrir caminho para uma indústria de mineração de asteroides – e poderia também oferecer informações cruciais sobre a forma para desviar rochas espaciais da Terra.
Huberto Campins, da Universidade da Flórida, disse: “Neste momento ele [asteroide] não está ameaçando a Terra, mas que poderia ameaçar a Terra no futuro.”
O asteroide pode atingir a Terra no final do século 20, dependendo do efeito Yarkovsky – uma pequena alteração no aquecimento do asteroide, que muda gradualmente sua órbita.
Em setembro uma sonda da NASA vai viajar em direação a um asteroide próximo à Terra, para tentar evitar que ele possa atingir nosso planeta dentro de alguns anos. Foto: Getty
Edward Beshore, da Universidade do Arizona, estima que exista uma em 2500 chances de o asteroide atingir a Terra – e que a missão poderia oferecer informações valiosas sobre isso. Ele pode se chocar dentro de 160 anos.
Fonte: Metro