quarta-feira, 8 de junho de 2016

Ministro promete 2.500 poços para reduzir número de carros-pipa no NE Anuncio foi feito por Raul Jungmann em visita ao Recife nesta manhã. Em maio, ele garantiu que programa de carros-pipa seria ampliado.

Ministro promete 2.500 poços para reduzir número de carros-pipa no NE
Anuncio foi feito por Raul Jungmann em visita ao Recife nesta manhã.
Em maio, ele garantiu que programa de carros-pipa seria ampliado.

Durante visita, general Pafiadache [dir.] também apresentou ações de distribuição de água no semiárido nordestino para o ministro [esq.] (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
Em visita ao Comando Militar do Nordeste, no Recife, o ministro da Defesa, Raul Jungmann (PPS-PE), anunciou a construção de 2.500 poços artesianos em todo o Nordeste. A medida visa, segundo ele, a redução da pressão e dos custos do programa de abastecimento através de carros-pipa. Raul não repassou, contudo, prazos e valores da iniciativa. Em maio, o ministro havia garantido que o programa de carros-pipa seria ampliado.

Atualmente, a região conta com 6.840 pipeiros que abastecem 79 mil cisternas. Ao todo, quase 3,7 milhões de nordestinos são atendidos pelo programa. Em Pernambuco, são 1.140 pipeiros e mais de 662 mil beneficiados.
Em nota, a assessoria do Comando Militar do Nordeste afirmou que serão construídos 44 poços artesianos nesta primeira fase do projeto em Pernambuco. A meta é construir 315 até 2018. "Na prática, alguns desses poços irão atender a necessidade de comunidades especificas, diminuindo a quantidade de abastecimentos com a Operação Carro-Pipa, entretanto, em outros lugares, dependendo do tamanho e da vazão do poço, ele poderá funcionar como manancial". A construção dos poços ainda não tem data definida.
saiba mais
Ministro da Defesa indica possível ampliação do programa 'carros-pipa'
“Nós estamos aqui iniciando um novo projeto de exploração de água subterrânea. Com aproximadamente 40 perfuratrizes, iremos propiciar 2.500 novos poços. Isso vai significar água direto e a redução da pressão e dos custos do programa de entrega de água por meio de carros pipa”, explicou Jungmann.

Para Raul Jungmann, a redução do programa carros-pipa trará mais benefícios à população. “Tem também um aspecto politico porque ao ficar na mão do Exercito isso é feito com impessoalidade. Você corta pela raiz a 'indústria da seca'. Além disso, incorpora tecnologia de ponta, todo processo é controlado pelos apontadores, que são os próprios usuários. Eles é que dizem que receberam a água e uma água de qualidade”, completa.

Durante a visita, o general Manoel Pafiadache, do Comando Militar do Nordeste também apresentou as ações de distribuição de água que estão sendo feitas no semiárido nordestino. Entre elas, a transposição do Rio São Francisco e detalhes da Operação Carros-Pipa. [Veja vídeo abaixo]
“Depois seguiremos para Paulo Afonso, na Bahia, e Sergipe. Ele vai ver a água chegando numa cisterna. Ele ainda vai ver todo o processo da Operação Carros-Pipa.  Em seguida, vamos nos deslocar para o eixo Leste da transposição. Lá vai ver as obras no canal de aproximação, que tira água de dentro da represa, vai ver a própria represa de Areias, que é a mais importante do inicio da transposição e as obras de manutenção que estamos fazendo nas estradas”, explicou o general.


Jungmann ainda anunciou que as obras da transposição devem ser concluídas no primeiro semestre de 2017. “Em breve, o presidente da republica deverá vir aqui anunciar a data em que nós teremos o início efetivo da transposição. Por isso também que nós estamos aqui fazendo essa fiscalização ao lado do comando do Exército”, finalizou.

Sem comentários:

Publicar um comentário