Problema em sistema causa atrasos nas linhas Centro e Sul do Metrô Pane foi registrada pela companhia antes da abertura das estações, às 5h. Nas duas linhas, cinco trens a menos circularam na manhã desta quarta. 31_08_2016-

Problema em sistema causa atrasos nas linhas Centro e Sul do Metrô

Pane foi registrada pela companhia antes da abertura das estações, às 5h.
Nas duas linhas, cinco trens a menos circularam na manhã desta quarta.



Problema no sistema do metrô do Recife atrasa viagens (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Um problema no sistema eletrônico que comanda a sinalização do Metrô do Recife provocou atrasos na circulação de trens das Linhas Centro e Sul, na manhã desta quarta-feira (31).  A pane foi registrada antes da abertura das estações, às 5h. A operação começou quinze minutos depois do horário previsto, mas com menor capacidade de transporte e intervalos ampliados. Depois do horário de pico, a situação voltou ao normal.
Com menos trens, passageiros sofreram com lotação no metrô do Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Com menos trens, passageiros sofreram com
lotação(Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o serviço de manutenção detectou uma variação de energia, ainda de madrugada, e efetuou a troca de disjuntores. Quando o sistema foi religado, os técnicos descobriram que o equipamento eletrônico tinha passado a operar com informações falsas sobre a sinalização das composições. Por isso, foi preciso trabalhar de forma manual. O sistema foi normalizado às 15h.
Assim, na Linha Centro, a operação começou nesta quarta-feira com 11 das 14 composições. Os intervalos foram ampliados de cinco minutos para oito minutos. Na Linha  Sul, começaram a circular seis dos oito  trens, com intervalos de até 10 minutos. Apesar do problema, a Companhia informou que o intervalo entre os trens aumentou somente nos horários de pico e, no início da tarde, já havia sido normalizado.
Técnicos da companhia também avaliam se o problema teve relação com a queda de energia provocada por um incêndio ocorrido numa subestação da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), na noite de terça-feira (30).
tópicos:
Pernambuco, Recife



Comentários