PROFISSIONAIS DE CARDIOLOGIA DO IMIP PARTICIPAM DE CURSO DE ECMO EM SÃO PAULO

PROFISSIONAIS DE CARDIOLOGIA DO IMIP PARTICIPAM DE CURSO DE ECMO EM SÃO PAULO






Realizado pela ELSO / ELSO Latin America (Extra Corporeo Life Support Organization), em julho e agosto de 2017, o curso teórico-prático para formação de Especialistas em ECMO segue os “Guidelines para Treinamento da ELSO” (Guidelines for Training and Continuing Education of ECMO Specialists).
O curso foi realizado em duas etapas. A 1ª parte (30 e 31.07) foi voltada para capacitar profissionais especialistas em ECMO para ensinar. O enfermeiro perfusionista do IMIP, Carlos Araújo, participou como treinador. Na 2ª etapa (01 a 04.08), voltado para formação de novos especialistas para atuarem no manejo de pacientes em ECMO, participaram o cirurgião cardíaco do IMIP, Fernando Figueira, o perfusionista Luciano Pedrosa e o residente de cirurgia cardíaca, Jeu Delmondes.
Entende-se por Especialista em ECMO o profissional da área médica, de enfermagem, perfusão, fisioterapia respiratória e demais áreas afins, envolvidas com o programa de ECMO, treinados para manusear os sistemas de ECMO (bomba sanguínea, circuitos, oxigenadores e equipamentos), e as necessidades clínicas do paciente em ECMO (como anticoagulação, oxigenação e ventilação, etc).
O curso capacita profissionais da saúde para atuar de forma adequada na realização dos procedimentos de circulação sanguínea extracorpórea e assistência circulatória mecânica em pacientes submetidos às cirurgias cardíacas convencionais, a ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea), quimioterapia hipertérmica, entre outros procedimentos. A ELSO é entidade mundial que congrega centros mundiais especializados na prática desse tipo de terapia (ECMO). Esta terapia é utilizada em pacientes com insuficiência respiratória e/ou insuficiência cardíaca quando as terapias convencionais se esgotam.
Com esse quadro de formação, o IMIP fica sendo o centro no Norte Nordeste com maior numero de especialistas para atuação na terapia ECMO. No Instituto já foram realizados mais de 20 procedimentos da terapia ECMO.

fonte: IMIP PERNAMBUCO 

Comentários