quinta-feira, 31 de agosto de 2017

PROFISSIONAIS DE CARDIOLOGIA DO IMIP PARTICIPAM DE CURSO DE ECMO EM SÃO PAULO

PROFISSIONAIS DE CARDIOLOGIA DO IMIP PARTICIPAM DE CURSO DE ECMO EM SÃO PAULO






Realizado pela ELSO / ELSO Latin America (Extra Corporeo Life Support Organization), em julho e agosto de 2017, o curso teórico-prático para formação de Especialistas em ECMO segue os “Guidelines para Treinamento da ELSO” (Guidelines for Training and Continuing Education of ECMO Specialists).
O curso foi realizado em duas etapas. A 1ª parte (30 e 31.07) foi voltada para capacitar profissionais especialistas em ECMO para ensinar. O enfermeiro perfusionista do IMIP, Carlos Araújo, participou como treinador. Na 2ª etapa (01 a 04.08), voltado para formação de novos especialistas para atuarem no manejo de pacientes em ECMO, participaram o cirurgião cardíaco do IMIP, Fernando Figueira, o perfusionista Luciano Pedrosa e o residente de cirurgia cardíaca, Jeu Delmondes.
Entende-se por Especialista em ECMO o profissional da área médica, de enfermagem, perfusão, fisioterapia respiratória e demais áreas afins, envolvidas com o programa de ECMO, treinados para manusear os sistemas de ECMO (bomba sanguínea, circuitos, oxigenadores e equipamentos), e as necessidades clínicas do paciente em ECMO (como anticoagulação, oxigenação e ventilação, etc).
O curso capacita profissionais da saúde para atuar de forma adequada na realização dos procedimentos de circulação sanguínea extracorpórea e assistência circulatória mecânica em pacientes submetidos às cirurgias cardíacas convencionais, a ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea), quimioterapia hipertérmica, entre outros procedimentos. A ELSO é entidade mundial que congrega centros mundiais especializados na prática desse tipo de terapia (ECMO). Esta terapia é utilizada em pacientes com insuficiência respiratória e/ou insuficiência cardíaca quando as terapias convencionais se esgotam.
Com esse quadro de formação, o IMIP fica sendo o centro no Norte Nordeste com maior numero de especialistas para atuação na terapia ECMO. No Instituto já foram realizados mais de 20 procedimentos da terapia ECMO.

fonte: IMIP PERNAMBUCO 

Sem comentários:

Publicar um comentário